Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

A história do Tsuru

Olá meninas, pelas minhas andanças pela net comecei a ver decorações feitas com tsuru e simplesmente me apaixonei, estou doida para fazer pro meu casório porém já tenho tanta coisa em mente que não sei se vou conseguir fazer nem um terço. Tudo que vejo dá aquela vontade de fazer!

Bom hj vou postar a história do Tsuru. Tirei desse blog aqui .



Uma crença popular ficou associada a uma história que aconteceu no pós-guerra depois da explosão das bombas nucleares que atingiram milhares de civis, mulheres, idosos, e muitas crianças...

Uma dessas crianças chamava-se Sadako Sasaki, que com dois anos de idade vivia a uma distância considerável do local da explosão. Sadako sobreviveu sem aparentar efeitos nocivos e viveu uma infância feliz, a brincar.

Dez anos se passaram e Sadako cresceu forte, sensível e bonita. Aos doze anos Sadako gostava muito de correr. Um dia, muito cansada, caiu. Foi levada para o hospital onde descobriram que tinha Leucemia, denominada na altura como "Doença da Bomba", pois se tinha desenvolvido devido a exposição à radiação.

Uma vez no Hospital, todos os dias a sua melhor amiga levava bonitos papéis e a ensinou a dobrar o pássaro TSURU. Juntas dobravam, e juntas falavam da lenda dos 1000 TSURUS, quem os fizer o seu desejo se realizará, assim o dizem. Por cada TSURU dobrado, o desejo era sempre o mesmo - para ficar bem.
A menina Sadako mais tarde decidiu que, mesmo com muito esforço, terminaria os mil TSURUS pensando e pedindo para que nunca mais nenhuma criança tivesse que sofrer os males da guerra.

No dia 25 de Outubro de 1955, Sasako dobrou o seu último TSURU nº 644, não resistiu à doença e nesse dia se tornou mais um dos muitos acidentes de uma guerra que tinha terminado dez anos atrás.

Os seus colegas da escola acabaram os restantes 366 TSURUS que faltavam para homenagear a memória e pedido de Sadako e participaram do seu desejo de que bombas de destruição massiva não seriam utilizadas novamente. Os 39 colegas de turma da menina Sadako conseguiram mobilizar mais de 3000 escolas no Japão e nove de outros países e assim conseguiram juntar a quantia necessária para a construção do "Monumento das crianças à Paz"(1958), localizado no parque da Paz, em Hiroxima.
Ficou um monumento para homenagear Sadako, tal como todas as crianças que morreram devido à guerra, que mais tarde se tornou um símbolo internacional da Paz.

E ai, vcs já conheciam essa história???

Depois posto fotos das decorações que vi.

Bjusss

Taty

4 comentários:

  1. Adorei saber um pouco mais sobre a historia dos tsuru
    queria usar no meu casamento, mas n sei ainda
    estou em duvidas

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Linda história... até me arrepiou! Já vi umas decorações assim me casamento e ficam lindas! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa... que lindo e triste!!!
    Vou terminar a almofadinha e sortear uma! Quem sabe depois não aceito encomendas??Hehehe, tão fácil e gostoso de fazer!

    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Nossa que interessante, é sempre bom sabermos as histórias que compoe nosso casamento.

    Parabéns pelo post.


    Aproveito para convidá-la a conhecer meu blog. Ele é novo ainda, mas vou gostar da sua visita!!

    beijos

    ResponderExcluir